karla Martins Consulting

Blog

Preciso mudar de profissão? Um checklist para você descobrir

Com a pandemia, milhares de pessoas tiveram que passar por desafios profissionais. Muitas foram demitidas, outras precisaram adaptar-se ao trabalho remoto, por exemplo. Consequentemente, uma das consequências desses impactos profissionais da pandemia está ligada à vontade de mudar de profissão ou de carreira.

Segundo um estudo realizado em 31 países, 40% dos trabalhadores desejavam deixar o seu trabalho no ano de 2021, passando por uma mudança de carreira ou profissão. Mas como saber se é preciso mudar de profissão? Faça este checklist e descubra se chegou a hora de migrar de profissão.

Mudança de carreira ou mudança de profissão: qual a diferença?

Primeiro, é preciso entender a diferença entre carreira e profissão para, então, entender qual a sua necessidade em relação ao seu trabalho. A carreira é algo que vai além da função exercida. Assim, a carreira está ligada à trajetória profissional escolhida. Já a profissão está mais relacionada à função exercida, ou seja, é uma área que determina as atividades que podem ser exercidas pelo profissional.

Ou seja, mudar de profissão não é só mudar de empresa ou de cargo, é mudar completamente a área que você trabalha.

Como saber se está na hora de mudar de profissão?

Por mais que a mudança de profissão seja uma tendência que cresceu nos últimos anos, é preciso ter sabedoria na hora de decidir fazer essa transição. Então, algumas perguntas podem ajudar na hora de saber se está na hora de mudar de profissão. Com um checklist, é possível descobrir.

Portanto, pegue papel e caneta e marque os itens com os quais você se identifica na lista abaixo:

Desânimo e cansaço extremos

Um dos primeiros itens da lista de quem precisa mudar de profissão é a combinação de desânimo e cansaço extremos constantes. Mesmo com os exames de rotina em dia, dias de folga, rotina mais leve, ainda parece que está sempre cansado, sempre sobrecarregado. Assim, esse item da lista pode indicar insatisfação com a sua profissão.

Falta de inovação

Além disso, a falta de inovação pode ser um ponto que indica que está na hora de mudar de profissão. Não conseguir mais trazer ideias, sugestões ou soluções pode indicar que a sua profissão não está sendo inspiradora.

Irritabilidade

Exerce as tarefas obrigatórias com irritabilidade? Isso pode indicar um grande incômodo com a sua profissão. A irritabilidade no ambiente de trabalho pode ser vista como um sinal de inquietação ou insatisfação.

Problemas com a liderança

Ter constantes atritos com os líderes pode ser uma forma de representar a insatisfação com a profissão e com o que você está fazendo na sua rotina.

Relações profissionais prejudicadas

Um dos principais sinais de que é preciso mudar de profissão é quando as relações com os colegas de trabalho estão danificadas, quando não é fácil lidar todos os dias com companheiros de atividade, fornecedores e outros envolvidos na rotina.

Sem perspectiva de crescimento (e sem vontade)

Além disso, a falta de perspectiva de crescimento também pode significar que você esteja precisando de uma mudança de profissão, principalmente se essa perspectiva estiver acompanhada da falta de vontade de crescer fazendo aquilo que você faz. O famoso conformismo é um ponto que não pode faltar nessa lista de quem precisa mudar de profissão.

Se você preencheu todos os requisitos acima, preciso dizer que você deve começar a pensar na transição de carreira ou profissão e encontrar a sua verdadeira vocação profissional. Afinal, trabalhar sem propósito e sem felicidade é um fardo que pode prejudicar até a saúde física.

Mas como fazer a transição de profissão ou de carreira? Eu posso te ajudar. Sou a Karla Martins, especialista em LinkedIn, e já orientei centenas de profissionais na mudança de profissão. Eu tenho as melhores soluções para quem quer dar esse passo. Vem comigo!

Fique por dentro das novidades do LinkedIn

Siga-me

Subscreva à newsletter

Faça o Download

Coloque os seus dados para fazer o download

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.