Estar presente no LinkedIn tornou-se obrigatoriedade para quem quer ter visibilidade no mercado. Se você acompanha os meus conteúdos, já sabe que essa rede social tem uma importância enorme para trabalhar a sua marca pessoal e conseguir destaque.
Porém, é fundamental ir além de simplesmente criar uma conta no LinkedIn . Para melhorar o seu networking, é preciso interagir com pessoas de modo a ampliar o círculo de relacionamentos profissionais de forma qualificada.
Acompanho diversas pessoas ao longo dos meus anos de consultoria e entendo, cada vez mais, a importância do networking em nossos círculos sociais e, principalmente, em nossos círculos profissionais.
Mas trago uma notícia: o networking vai além de curtir posts e fazer comentários genéricos nas publicações do LinkedIn das suas conexões.
Então, você deve estar se perguntando como deve fazer esse networking de uma forma mais otimizada. Calma… eu posso ajudar!
Primeiramente, você precisa entender que networking é diferente de “bajular”. Ou seja, é diferente de querer agradar a todos sem motivo aparente. Ter uma rede de contatos ativa vai além da troca de interesses e negociações frias. Com isso, é possível seguir algumas dicas que preparei para alavancar o seu networking no LinkedIn. Confira:

1. Seja verdadeiro
Buscar melhorar o networking no LinkedIn é ter mais participação nas histórias e conversas, mas não é preciso buscar isso a todo custo. Primeiro, é preciso ser verdadeiro consigo mesmo, com o que você busca e com o que você oferece.
Não adianta tentar agradar a todos se não representa o que você verdadeiramente sente. É fundamental ser verdadeiro nas suas conexões. Por isso, confira a sua lista de conexões e veja quem lhe agrega como pessoa e como profissional. A partir daí, busque conexões que possam trazer benefícios e conteúdos relevantes para você.
2. Influencie pessoas
Use a sua voz. Uma das formas de melhorar o networking no LinkedIn é influenciar pessoas por meio dos seus conteúdos. Comece por compartilhar o que faz, quais são as suas atividades, quais são as suas conquistas e sonhos. Isso cria uma conexão mais real com os seus seguidores.
Para aumentar a sua autoridade, compartilhe dicas para evolução das suas conexões, como dicas de livros, filmes e cursos. Então, pode ir além e compartilhar as suas próprias dicas sobre a sua área de especialidade. Isso vai aumentar a sua autoridade.
3. Busque por referências
Pesquise por pessoas que são referências na sua área de atuação, busque conectar-se com elas, por meio de comentários e likes. Entenda bem o assunto que está sendo abordado pela pessoa para que possa participar da discussão de uma forma construtiva.
4. Escute, leia e compreenda
Para fortalecer o seu networking no LinkedIn, é preciso desenvolver a capacidade de escuta. Nesse caso, de leitura. Acompanhar opiniões, ideias e sugestões, buscando compreendê-las sem perder o seu posicionamento.
5. Estude sobre temas
É importante buscar conhecimento para fortalecer o seu networking. Não apenas no LinkedIn, mas na vida. Conhecimento é a chave. Por isso, estude e esteja atualizado para agregar valor para as suas conexões na rede.
6. Faça parte de comunidades
Mais uma dica importante para aprimorar suas relações é aumentar as conexões por meio de comunidades e grupos. No LinkedIn é possível participar de grupos com interesses em comum. Esteja presente nos mais importantes canais da sua área.
7. Contrate uma consultoria
A última dica é a mais importante para quem quer alavancar a sua presença no LinkedIn. Contratar uma consultoria especializada vai contribuir para fortalecer as suas relações profissionais nessa rede, dessa maneira, gerando negócios e oportunidades de crescimento na sua carreira.
Assim, vai aprender a trabalhar o marketing pessoal, aprimorando a sua marca e as suas conexões, garantindo um networking mais eficiente e verdadeiro.
Quer saber como? Clique aqui e vamos conversar.
Olá! Eu sou a Karla Martins, especialista em LinkedIn e Marca Pessoal. Ajudo profissionais e empresas a obterem resultados através da utilização adequada do LinkedIn.
Para receber mais conteúdos como este, assine a newsletter.