karla Martins Consulting

Blog

A conta paga no LinkedIn vale a pena? Saiba mais

Ter um LinkedIn virou obrigação para qualquer profissional, principalmente se ele estiver buscando recolocação, promoção ou geração de negócios. A rede de profissionais e networking agrega bastante nesse processo profissional e pode trazer grandes benefícios para os usuários. Mas o que é preciso fazer para otimizar o uso da plataforma? Uma conta paga no LinkedIn? 

Essa pergunta já deve ter aparecido enquanto você navegava pelo LinkedIn. Afinal, a rede social oferece algumas promoções e ferramentas que só funcionam na conta paga. Mas ter uma conta paga no LinkedIn vale a pena? 

Como funciona a conta paga no LinkedIn?

A conta paga do LinkedIn é chamada de conta Premium e tem alguns benefícios para os assinantes. Assim, a assinatura mensal da conta no LinkedIn pode fazer com que você conquiste algumas prioridades na plataforma. Conheça algumas das funções e assinaturas que a conta premium oferece: 

  • Premium career: ajuda você a ter mais chances em uma seleção de emprego, aumentando a visibilidade, possibilitando se comparar com outros concorrentes em uma vaga de emprego e muito mais.
  • LinkedIn Learning: a conta premium do LinkedIn oferece alguns cursos e capacitações para os assinantes.
  • Vendas: a assinatura Sales Navigator ajuda na prospecção e aumento da conversão de leads.
  • Recrutamento: para os profissionais de RH, seleção e recrutamento, o LinkedIn oferece as opções do Recruiter e Recruiter Lite.
  • Negócios: além do Sales Navigator, o LinkedIn oferece a assinatura Premium Business, em que os seus negócios são alavancados.

Cada uma das contas pagas do LinkedIn possibilitam oportunidades diferentes, fazendo com que a plataforma seja aproveitada da melhor forma pelo usuário. Por isso, é importante entender como funciona cada uma dessas contas pagas no LinkedIn. 

Vale a pena ter um LinkedIn premium?

Você deve estar se perguntando se a conta paga no LinkedIn vale a pena. Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Isso porque vai depender bastante do seu objetivo e da sua urgência em conquistá-los.

Para quem está procurando emprego, o LinkedIn Premium pode valer a pena para fazer cursos no LinkedIn Learning e ter a possibilidade de entender quais são as competências dos seus concorrentes para uma vaga que você almeja e, assim, capacitar-se para tal. 

Para os vendedores, o LinkedIn Sales Navigator pode ajudar a encontrar potenciais clientes de forma não-orgânica. O que vai facilitar o trabalho, diminuindo o tempo e esforços. 

Para os recrutadores, o Recruiter vai ampliar as possibilidades de pesquisa por palavras chave, dentre outros filtros.

Mas vale a pena investir?

Infelizmente, muitas pessoas deixam de aproveitar todas as vantagens que essa rede proporciona, acreditam ser preciso pagar para ter maior destaque. Com a conta básica, e sem pagar nada, é possível alcançar os seus objetivos, seja para encontrar emprego, subir na carreira ou gerar negócios, desde que a pessoa faça as otimizações necessárias no perfil e utilize as boas práticas de networking no LinkedIn.

Eu costumo aconselhar os meus alunos e mentorados a primeiro fazerem todas essas melhorias. Depois, eles podem testar o mês gratuito que o LinkedIn oferece nos planos premium para decidirem se vão contratar ou não. 

Veja alguns exemplos de ações que podem ser feitas com a conta básica, sem precisar pagar nada:

  • Fazer comentários nas publicações de outros usuários.
  • Receber e enviar mensagens de Inmail (mensagens privadas). 
  • Publicar conteúdos.
  • Pesquisar vagas de emprego.
  • Conectar-se com outros profissionais.
  • Participar de grupos e muuuuuito mais.

Resumindo, você pode fazer pesquisas de emprego ou de vendas, criar networking, produzir conteúdo e tornar-se referência mesmo sem possuir uma conta paga no LinkedIn. O valor é um pouco alto para quem está desempregado, por exemplo, e os planos podem ser um grande empecilho também para quem está iniciando um negócio. 

Dessa maneira, entende-se que o LinkedIn Premium é uma boa ferramenta, mas que não é essencial e indispensável para atingir os seus objetivos nessa rede social.

Quer saber como tornar a plataforma um lugar para ser visto e ter bons resultados? Conheça mais o meu trabalho como consultora de LinkedIn.

Fique por dentro das novidades do LinkedIn

Siga-me

Subscreva à newsletter

Faça o Download

Coloque os seus dados para fazer o download

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.