karla Martins Consulting

Blog

Autoconhecimento e LinkedIn: qual a relação?

O autoconhecimento é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento pessoal. Mas, não só isso. Ele é fundamental para o desenvolvimento profissional e a construção de uma carreira sólida. E ainda vai além, o autoconhecimento pode ser uma grande ferramenta para o uso do LinkedIn. 

Assim, o LinkedIn pode ser otimizado por meio do que é possível desenvolver conhecendo mais a si mesmo. Quer saber como? Leia este artigo e tire suas dúvidas.

O que é autoconhecimento

O autoconhecimento é, em resumo, o conhecimento que alguém tem sobre si. É uma análise individual sobre quem se é, o que deseja, quais são os objetivos e muito mais. 

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses.”

(Sócrates) 

Esse conhecimento de si próprio permite que a autoconfiança floresça, elevando a autoestima, reduzindo o descontrole emocional e contribuindo para uma evolução pessoal mais consistente. Assim, é possível estar mais atento ao que acontece ao seu redor, seja no trabalho, em casa ou em qualquer lugar. 

Autoconhecimento e LinkedIn: a relação

O autoconhecimento é importante para a carreira, já que, com ele, é possível definir alguns objetivos, metas e outras direções para o seu futuro profissional. Conheça algumas das vantagens de ter um autoconhecimento forte para a sua profissão: 

  • tomada de decisões otimizadas;
  • contratação de pessoas; 
  • plano de carreira; 
  • conexões mais acertadas.

Assim, é possível imprimir essa relação entre autoconhecimento e LinkedIn, pensando na forma como sua presença na rede está estritamente ligada a como você se conhece. Isso pelo LinkedIn ser uma rede profissional e exige que você tenha objetivos e metas profissionais bem definidos. 

O autoconhecimento pode trazer alguns benefícios para a sua presença no LinkedIn, como: 

  • melhora na qualidade das conexões; 
  • otimização do perfil profissional;
  • melhora as buscas por uma vaga qualificada; 
  • auxiliar na definição de metas profissionais;
  • ajuda no poder de negociação;
  • melhora a capacidade de liderança;
  • definição do resumo profissional. 

Como desenvolver autoconhecimento

Mas como desenvolver o autoconhecimento? Principalmente na profissão? A tarefa não é tão simples assim, exige muita reflexão, autoanálise e abdicação de diversas coisas. Por isso, conheça algumas orientações para desenvolver esse autoconhecimento: 

Faça uma reflexão 

Primeiramente, faça uma reflexão sobre onde está hoje e quais são os seus pontos fortes e fracos. Quais são as atitudes que tiram a paz, perturbam a sua tranquilidade. Quais são os seus objetivos e planos. Perceba-se diariamente em suas atitudes e respostas aos acontecimentos. 

Trace objetivos de melhoria

Agora é hora de traçar objetivos de melhora. Onde você pode melhorar? Quais os pontos que precisam ser trabalhados? O que você precisa para atingir os objetivos definidos? 

Busque conhecimento

Nunca pare de aprender. O conhecimento geral é muito importante para o autoconhecimento e vice-versa. Por isso, busque estudar, aprender mais, estar por dentro das tendências e mudanças do mercado, principalmente. 

“O conhecimento é, em si mesmo, um poder”

(Francis Bacon)

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como se tornar um profissional de destaque no LinkedIn? Entre em contato para conhecer os meus serviços de consultoria. 

Email: geral@karlamartinsconsulting.com 

Fique por dentro das novidades do LinkedIn

Siga-me

Subscreva à newsletter

Faça o Download

Coloque os seus dados para fazer o download

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.