Karla Martins

BLOG

Fica atualizado sobre as últimas novidades e tendências do LinkedIn e gestão de carreira.

3 passos para construir autoridade no LinkedIn

3 passos para construir autoridade no LinkedIn

Karla Martins

26/12/2019

2 Responses

Ser percebido como autoridade no LinkedIn é como estar diante de um oceano de oportunidades. Quem é reconhecido como referência em sua área profissional recebe mais convites para dar palestras, pedidos de orçamento e ofertas de emprego através dessa rede.

E por que isso acontece?

Em primeiro lugar, porque o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 660 milhões de pessoas conectadas. Isso significa que você está sendo visto por pessoas que, diferentemente de outras redes sociais, estão em um mindset de negócios. 

Em segundo lugar, porque é uma rede na qual você vai encontrar profisssionais estratégicos para fazer networking. Pessoas com as quais você não teria oportunidade de travar o primeiro contacto de outra forma. 

Neste texto eu mostrarei como gerar autoridade no LinkedIn, mesmo que até hoje você tenha sido um turista nessa rede social.

Mas afinal, o que significa ter autoridade no LinkedIn?

Imagine que o João resolveu abrir o seu negócio e precisa de um profissional para a criação do website. O João já pesquisou no Google e ficou confuso com tantas opções. Resolveu pedir indicações à sua rede de contactos no LinkedIn e um profissional foi super bem recomendado por mais de uma pessoa.

Acho que já deu para perceber, não é?

O profissional que teve mais recomendações, todas positivas, possui autoridade do LinkedIn. Ele é reconhecido como referência em sua área de atuação.

Mas eu já tenho uma boa reputação, por que devo criar autoridade no LinkedIn?

Se você está 100% satisfeito com a sua posição atual na empresa, ou se não vislumbra possibilidades de crescimento para o seu negócio, não precisa ler este artigo até o final.

Agora se você quer crescer na empresa onde trabalha, obter novos clientes, fazer parcerias ou ser convidado para ser orador em eventos, o LinkedIn é a plataforma ideal para si.

Algumas vantagens da boa utilização do LinkedIn, mesmo quando a sua carreira ou negócio vão bem:

  • Aumentar o ticket de vendas.
  • Encontrar um novo segmento de mercado.
  • Fazer parcerias.
  • Receber melhores propostas de emprego.

Você pode ser um empresário, freelancer ou estar empregado, destacar-se da multidão é fundamental em um mundo competitivo no qual vivemos. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã.

PASSO 1: Posicione a sua marca pessoal

Não espere que realizar um ótimo trabalho, por si só, garantirá a sua promoção na empresa. Ou que oferecer o melhor produto/serviço atrairá novos clientes para o seu negócio.

Ser o melhor não é suficiente, é preciso que os outros o percebam como alguém que entrega algo de valor

Uma marca pessoal bem posicionada não significa que você precisará fazer show off. Esse é um preconceito que impede excelentes profissionais de crescerem na carreira.

É possível promover a si, e ao seu trabalho, sem parecer pretensioso. Não precisa acender um holofote sobre a sua cabeça 24 horas por dia, basta se posicionar de forma a não ficar na escuridão.

marca pessoal

A construção da autoridade no LinkedIn começa pelo Perfil

Antes de mais nada, pense na mensagem que quer transmitir ao seu público alvo. Transmitir uma mensagem equivocada pode ser pior do que não passar mensagem alguma!

Escolha uma foto com aparência profissional e utilize palavras-chave no título do Perfil. Depois escreva um Resumo (Sobre) que comunique o posicionamento profissional que você deseja. Conte sobre os resultados que obteve e destaque os seus diferenciais enquanto profissional. Destaque-se da multidão!

Complete todas as demais secções do Perfil e não se esqueça de pedir recomendações. Nesse outro artigo eu dei o passo a passo para otimizar o Perfil no LinkedIn.

PASSO 2: Entregue valor e receberá muito mais em troca

Uma vez ouvi de um cliente que ele tinha receio de contar os seus “segredos” no LinkedIn. Esconder o jogo pode manter a concorrência longe, mas também pode impedi-lo de se tornar uma autoridade no LinkedIn.

O raciocínio é simples, se você não se apresentar como especialista as pessoas não terão como adivinhar tudo o que pode oferecer a elas. E a melhor forma de mostrar a sua expertise em um determinado assunto é falando sobre ele.

Produção de conteúdos no LinkedIn

Sei que muitas pessoas não têm tempo para escrever um texto ou gravar um vídeo ou, simplesmente, não desejam se expor. Entretanto, se o objetivo é construir autoridade no LinkedIn esse passo é fundamental.

Você pode começar por (com)partilhar artigos de jornais com a sua análise pessoal sobre o assunto. E depois evoluir para textos e/ou vídeos de sua autoria, nos quais conte histórias ou dê dicas sobre a área de sua especialidade.

Vantagens da produção de conteúdos para se tonar autoridade no LinkedIn:

  • Mostra a sua expertise.
  • É uma forma de se conectar com a sua audiência.
  • Aumenta a sua visibilidade na rede.
  • Proporciona o sentimento de estar sendo últil.
  • Desperta nas pessoas o desejo de conhecê-lo melhor, e ao seu trabalho.

 

Produzir conteúdos para o LinkedIn não é um bicho de sete cabeças, mas exige dedicação. Um bom planejamento fará o seu tempo render e ajudará a obter os resultados que pretende. E o melhor de tudo, sem gastar com publicidade, como em outras redes sociais.

produção de conteúdos no linkedin

PASSO 3: Converse

Até agora tudo o que eu disse depende somente de você: otimizar o perfil e produzir conteúdos. Acontece que a construção de autoridade no LinkedIn, e fora dele, não é uma via de mão única.

É preciso que as pessoas reconheçam essa autoridade.

Você pode escrever textos excelentes e não ter engagement, nenhum comentário sequer. Esse tipo de situação é frustrante e acontece por um motivo principal:

1 – O conteúdo não é de interesse do seu público alvo.

2 – Você não gerou vínculos com as pessoas na sua rede.

Interação é a palavra-chave no LinkedIn

Você não precisa chamar todas as suas conexões para um cafezinho, embora seja uma boa ideia. Faça isso com aquelas pessoas com quem sente afinidade ou com quem tenha interesses específicos.

No mais, comente nas publicações de outras pessoas. Responda a comentários feitos em suas próprias publicações. Envie uma mensagem privada com alguma informação útil a alguém da sua rede.

Faça isso por algum tempo e perceberá que as pessoas também comentarão em suas publicações. Isso ocorre por conta do princípio da reciprocidade.

networking

Conclusão

Construir autoridade no LinkedIn requer pensamento estratégico para saber qual mensagem transmitir; vontade de transmitir conhecimentos; e disponibilidade para se relacionar com as pessoas na sua rede.

E, para finalizar, aqui via a minha dica de ouro:

Sem empatia, a autoridade no LinkedIn pode ser confundida com presunção.

Busque o equilíbrio entre demonstrar a sua expertise e gerar conexões genuínas com as pessoas. Dessa forma construirá autoridade e manterá relacionamentos de valor, uma dupla infalível no LinkedIn 🙂

Conheça o LinkedIn Mentoring, o método exclusivo de mentorias com o qual eu posso ajudá-lo a obter os resultados que deseja no LinkedIn. 

 

Procura algo?

Redes Sociais

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Fique por dentro das novidades!

Faça parte da minha Newsletter