Karla Martins

BLOG

Fica atualizado sobre as últimas novidades e tendências do LinkedIn e gestão de carreira.

Insatisfeito no trabalho? Talvez seja hora de mudar.

Neste artigo eu conto histórias de pessoas que fizeram mudanças importantes em suas carreiras.

Karla Martins

20/11/2019

2 Responses

Veronica tem uma empresa, mas a vida como empreendedora não é fácil e ela deseja estabilidade financeira.

Teresa conseguiu um emprego para fazer aquilo que mais gosta, escrever. Entretanto, logo na primeira semana percebeu que não teria liberdade criativa e desanimou. 

Nuno é comercial em uma loja, mas adora fotografar. Em suas horas vagas pega a estrada com sua moto e captura imagens que encantam. 

Ana trabalha numa grande empresa, mas sente que isso não a faz mais feliz. Seu maior desejo é inspirar pessoas e, por isso, quer investir na carreira de oradora.

Paula mudou de país. O seu noivo conseguiu logo emprego, mas na área dela não havia muitas oportunidades.

O que estas pessoas tão diferentes têm em comum?

Estão insatisfeitas. 

Desejam algo diferente para as suas vidas e não sabem como dar o primeiro passo. Vejamos como as suas histórias seguiram… 

Teresa abriu mão dos benefícios de um emprego e investiu em sua carreira solo. Talentosa e carismática, logo conquistou os seus primeiros clientes e os seus workshops são um sucesso. Mas não foi assim tão fácil, em seu percurso rumo à liberdade criativa contou com a ajuda de um profissional de gestão de carreiras e teve de aprender a lidar com a parte menos boa de ser independente: lidar com as contas. Entretanto, até onde sei, ela está se saindo muito bem. 

Ana está em processo de mudança. Já tem prevista a data em que se desligará da empresa e, enquanto isto não acontece, tem trabalhado a sua marca pessoal como oradora. Não há uma semana que eu não veja uma publicação dela nas redes sociais, em eventos e até em programas de televisão. Ana está preparando o seu grande salto de forma consciente e estruturada. Tenho a certeza de que será bem-sucedida. 

Nuno ainda não se movimentou em direção ao seu sonho. Em nossa última conversa sugeri que ele faça trabalhos como fotógrafo nas horas vagas, para ganhar mais experiência e conquistar clientela. Entretanto, para quem trabalha no comércio os horários são exigentes e é difícil para ele tomar esta decisão.

Paula demorou um pouco para encontrar o emprego. Durante a procura, ela aprimorou o seu inglês, dedicou-se à sua vida espiritual, escreveu conteúdos no LinkedIn e ampliou o seu network no novo país. Quando foi contratada, ela estava preparada para o novo desafio e, um passarinho me contou, que está sendo muito bem sucedida.

Veronica conquistou a sua estabilidade financeira após ter estudado durante meses para um concurso público no qual foi aprovada. Mas, como a vida por vezes é matreira, seu marido quis mudar de país e ela teve de recomeçar do zero em uma realidade nova. Resultado? Voltou a empreender. Seu trabalho hoje consiste em dar mentorias, formações e consultorias para ajudar outros profissionais a encontrarem a realização profissional e serem felizes em seus trabalhos. 

Sim, eu sou a Veronica. Meu nome de batismo é Karla Veronica pois na época que nasci era comum ter dois nomes.  As outras personagens foram livremente inspiradas em pessoas reais que mudaram ou sonham em mudar, algumas das quais eu tive a honra de ajudar durante o processo de transição. 

4 lições que aprendi com as mudanças na carreira:

  • Auto-conhecimento é fundamental. Saber o que queremos e o que NÃO queremos poupa-nos tempo e energia.
  • Preparação é a base do sucesso. Antes de mudar tenha um plano de ação.
  • Se ainda não se sente seguro para dar o salto, busque capacitação na área para a qual deseja mudar.
  • Busque ajuda. Nem sempre encontramos todas as respostas sozinhos, ou não temos todas as ferramentas necessárias para fazer a mudança.

Mudar não é fácil. A ideia de que devemos passar a vida inteira na mesma carreira ainda é forte em nossa cultura. Entretanto são cada vez mais comuns os casos de pessoas que nadam contra a corrente e transformam a si mesmas e ao ambiente ao seu redor. Se você tem esta vontade de mudança profissional dentro de si, talvez seja a hora de ouvir a sua voz interior e dar o primeiro passo.

E você, tem uma história de mudança na carreira para contar? Deixe seu comentário aqui!

Procura algo?

Redes Sociais

2 Responses

  1. Essas decisões geralmente dão divisoras de vida!
    Lembro me de quando tive de decidir entre assumir um desafio num concurso após ser aprovada e de permanecer na empreda em que estava. Quando olho pro pasdado e vejo o quanto evoluí após ter tomado essa decisão, vejo como é importante ter a clareza de onde se quer chegar. Eu decidi pela iniciativa privada e com medo fui assim mesmo trilhar meus caminhos.

    1. Obrigada por seu comentário, Sara! São mesmo decisões que impactam a vida e exigem coragem e clareza para encontrarmos o melhor caminho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Fica por dentro das novidades!

Faça parte da minha Newsletter