Karla Martins

BLOG

Fica atualizado sobre as últimas novidades e tendências do LinkedIn e gestão de carreira.

Como encontrar oportunidades no LinkedIn

Rodrigo Passarelli

05/09/2019

No Responses

Ter um perfil bem feito no LinkedIn não garante, por si só, a geração de oportunidades nesta rede, mas é o primeiro passo. Eu diria que é um grande primeiro passo, fundamental para os passos seguintes.

Neste artigo darei algumas dicas sobre como usar o Perfil do LinkedIn a seu favor na hora de buscar por OPORTUNIDADES, seja um novo emprego, aumentar as vendas ou obter novos clientes.

Não é difícil, você precisa apenas alinhar o seu perfil de acordo com o seu objetivo profissional e usar algumas técnicas que aumentam a sua visibilidade para criar mais oportunidades. Ou seja, é importante ter um Perfil Campeão!

FOTO E IMAGEM DE CAPA       

– A foto dever ser atual, ter aparência profissional e boa resolução. Nada de foto na praia, com a família ou aquela foto 3×4 de documento de identidade.

– A imagem de fundo deve relacionar-se com a sua área de atividade.

O TÍTULO

– Você tem 120 caracteres para escrever o título, use-os de forma estratégica. Não é o campo ideal para colocar que está desempregado ou em busca de novos desafios. Faça isso no resumo.

– Use palavras-chave para ser mais facilmente encontrado por recrutadores ou clientes em potencial

– Seja específico, evite termos genéricos como engenheiro ou formador. – Destaque suas principais competências e não confunda o título com o cargo que desempenha atualmente na sua empresa.

– Se fizer sentido para você, tenha uma proposta de valor que se traduz na razão de existir do seu negócio ou no benefício que você levará a quem o contratar.

O RESUMO

– Oriento meus clientes a usarem a 1ª pessoa no resumo, afinal é um perfil pessoal e não uma matéria de revista em que alguém fala de você. Descrever seu percurso profissional, falar das suas soft skills e dos seus pontos fortes na 1ª pessoa cria proximidade com o leitor e gera empatia. Se optar por manter a 3ª pessoa no resumo, faça-o também na experiência para que o seu discurso fique na mesma pessoa em todo o perfil.

– Deixe claro no Resumo quais são as suas áreas de interesse. Não tente atirar para todos os lados pois isso não dá resultado. Faça uma reflexão sobre o que você gosta de fazer dentro da sua área e pesquise o mercado para conhecer as demandas. Com estas duas informações em mente, crie a estratégia para vender o seu peixe. Ou seja, vender a si mesmo enquanto profissional de forma a alinhar os seus pontos fortes ao que o mercado procura.

– É importante deixar um contacto de email ou até telefone ao fim do resumo. Informe também se está disponível para novos desafios e se tem possibilidade de mobilidade para outras regiões ou países.

Conheça a Mentoria em LinkedIn e aprenda a Otimizar o seu Perfil para atrair mais visitas de recrutadores ou de clientes.

COMPETÊNCIAS

– É um campo importante de ser preenchido pois, se você não o fizer, o LinkedIn fará por si, e ele nem sempre informa as competências mais estratégicas para o seu objetivo profissional.

– Você pode adicionar até 50 competências. Certifique-se que as 3 primeiras sejam as suas competências chave.

PERSONALIZE A URL:

– Quando criamos a conta no LinkedIn uma URL é automaticamente gerada para o nosso perfil. O que muitas pessoas não sabem é que é possível personalizar este link com o seu nome, apelido (sobrenome) e, se desejar e couber, a área de atividade. 

– Vantagens de personalizar a URL: fica bem mais simpático do que usar uma série de números que não têm nada a ver consigo; facilita a busca do seu nome em motores como o Google, por exemplo (sim, o seu perfil do LinkedIn aparece em uma busca no Google); você pode usar essa URL personalizada em seu CV, assinatura de email ou apresentação de projetos.

Para finalizar e ter um Perfil Campeão, ou All Star, complemente os complemente os campos abaixo:

·       Código Postal (indica a sua localização geográfica)

·       Posição Atual e 2 Passadas (no campo experiências)

·       1 Formação Académica

Quer aprender a tirar melhor partido do LinkedIn? Posso ajudá-lo a otimizar o Perfil, fazer Networking e Produzir Conteúdos através de Formações e Mentorias.

Junte-se aos mais de 75 profissionais que aderiram ao LinkedInMentoring®, programa exclusivo desenvolvido para quem quer ir mais longe em seus objetivos de Networking Profissional.

Saiba mais AQUI

>> Para receber conteúdos gratuitos e datas de novas formações, assine a Newsletter AQUI.

>> Informações sobre Mentorias Individuais e Formações In Company, envie email para karla@karlamartinsconsulting.com

karla martins - especialista em linkedin

Olá!

Eu sou a Karla Martins, especialista em LinkedIn e Palestrante internacional. Em 2018 dei formações em LinkedIn para mais de 600 pessoas, incluindo mentorias para quem quer obter o máximo do LinkedIn no menor tempo para 73 profissionais através do LinkedInMentoring®.

“Pessoas fazem negócios com pessoas”

💛 O meu DIFERENCIAL é a relação de proximidade com o cliente e o incentivo para ultrapassar barreiras. Por isso meu método se alicerça no Personal Branding e na Construção de Relacionamentos. Minha MISSÃO é apoiar profissionais e empresas a criarem Networking e posicionamento estratégico no LinkedIn.

Faço isso através de Mentorias e Formações para você tirar maior partido do LinkedIn e atingir seus objetivos.

Vamos conversar?

Contacto: karla@karlamartinsconsulting.com

Procura algo?

Redes Sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Fica por dentro das novidades!

Faça parte da minha Newsletter