Karla Martins

BLOG

Fica atualizado sobre as últimas novidades e tendências do LinkedIn e gestão de carreira.

Os 7 Erros que impedem de obter resultados no LinkedIn.

O seu LinkedIn não funciona? Já tem a conta há anos e nada acontece? Obter resultados no LinkedIn é 100% possível. Você precisará de foco, estratégia e perseverança. Neste artigo selecionei 7 dos erros mais comuns no IN. Veja como evitá-los :)

Karla Martins

14/07/2019

No Responses

O seu LinkedIn não funciona? Já tem a conta há anos e nada acontece? Obter resultados no LinkedIn é 100% possível. Você precisará de foco, estratégia e perseverança. Neste artigo selecionei 7 dos erros mais comuns no IN. Veja como evitá-los 🙂

ERRO #1 – Não ter um Objetivo

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”
Lewis Caroll

Defina qual o seu objetivo no LinkedIn: encontrar emprego, mudar de empresa, buscar clientes, ser convidado para dar palestras, obter novos conhecimentos, etc. Pode ser mais de um objetivo, desde que não contraditórios.

ERRO #2 – Não Otimizar seu Perfil.

Quem lê o seu Perfil consegue perceber quem é você, quais são os seus pontos fortes e diferenciais? Ou qual é o seu negócio e quais benefícios oferece ao seu cliente? Ao otimizar o Perfil no LinkedIn você deve demonstrar a sua experiência e habilidades, mas não só. No campo do Resumo, por exemplo, fale um pouco mais de si, das suas motivações profissionais e até mesmo de seus hobbies. Saia do lugar comum e demonstre ser uma pessoa interessante, além de um profissional qualificado!

ERRO #3 – Não ter Conexões Estratégicas.

Algumas pessoas têm poucas conexões, insuficientes para gerar novas interações; outras optam por ter muitas conexões, nada qualificadas. As duas opções são válidas, o importante é definir a sua estratégia de gestão de conexões em função do seu objetivo. Na maioria das situações o segredo será ampliar a sua rede de forma consistente e estratégica ao longo do tempo. Ao convidar, ou aceitar, uma nova conexão, vá além do benefício imediato que aquela pessoa possa lhe trazer. Muitas vezes as indicações de clientes ou para uma entrevista de emprego surgem de pessoas que não são da nossa área, mas que nos conhecem através da rede e sabem da nossa capacidade.

ERRO #4 – Não se Relacionar com as suas Conexões

De pouco vale ter conexões qualificadas e um Perfil TOP, se você não nutre os relacionamentos. A venda pode ocorrer hoje ou daqui a um ano, durante este tempo mantenha os seus contactos aquecidos. A empresa dos seus sonhos que não está a contratar no momento, no futuro poderá abrir uma vaga com as suas características. Por tudo isto, manter relacionamentos duradouros, o famoso Networking no LinkedIn, é tão importante.

#5 Não saber qual é o seu Diferencial

Por que o cliente fechará com você e não com a concorrência? Por que a empresa contratará a si e não ao outro candidato em pé de igualdade em termos de experiência e qualificações? Qual é o seu diferencial? Pense naquelas suas qualidades que as pessoas apreciam em si, e se não lembrar de nenhuma pergunte a um colega de trabalho ou cliente. Haverá sempre quem valorize aquilo que nós temos de melhor a oferecer.

#6 Não oferecer Valor à rede

Olhar apenas para o próprio umbigo não funciona, nem no LinkedIn e nem na vida. A regra básica do networking é primeiro dar para depois pedir. Uma excelente forma de colaborar com a sua rede é (com)partilhar seus conhecimentos através de publicações sobre assuntos que sejam de interesse do seu público. Se você ainda não publica conteúdos no IN, recomendo que pense a respeito.

#7 Tentar vender, ou enviar o CV, no primeiro contacto.

Este é um erro comum. A não ser que tenha sido solicitado, não envie o seu CV ou proposta comercial sem antes estabelecer uma relação mínima de confiança. Nos primeiros contactos seja gentil e objetivo, apresente-se brevemente e diga qual o seu propósito com aquele contato. Se houver abertura, pergunte se seria conveniente enviar o seu material de apresentação.

Quer aprender a tirar melhor partido do LinkedIn? Posso ajudá-lo a otimizar o Perfil, fazer Networking e Produzir Conteúdos através de Formações e Mentorias.

Próxima Formação:
WORKSHOP – LinkedIn para Profissionais – Porto – 05 de Julho
Saiba mais AQUI

>> Para receber conteúdos gratuitos e datas de novas formações, assine a Newsletter AQUI.

>> Informações sobre Mentorias Individuais e Formações In Company, envie email para karla@karlamartinsconsulting.com

Karla Martins - especialista em LinkedIn

Procura algo?

Redes Sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Fica por dentro das novidades!

Faça parte da minha Newsletter