Karla Martins

BLOG

Fica atualizado sobre as últimas novidades e tendências do LinkedIn e gestão de carreira.

Como Encontrar Clientes no LinkedIn

Diariamente milhares de pessoas fazem negócios no Linkedin. Entretanto, para muitos obter um novo cliente na rede é como encontrar uma agulha no palheiro.

Karla Martins

14/07/2019

No Responses

Proponho invertemos esta questão:

Seja encontrado por potenciais clientes no LinkedIn.

Eu não sei para você, mas a mim parece bem mais fácil ser encontrada do que sair LinkedIn adentro com a lupa na mão a prospectar clientes.

(obs: a prospecção em alguns casos será a estratégia mais indicada).

Neste artigo abordarei as situações nas quais SER ENCONTRADO PELO CLIENTE é a melhor opção.

Para quem trabalha com produtos e serviços que sejam transversais a diversos públicos, esta estratégia é a mais adequada. Exemplos de profissionais que podem se beneficiar são os consultores, empreendedores, profissionais independentes, coaches, dentre outros.

Darei o meu exemplo, quando iniciei a carreira como consultora em LinkedIn eu ainda não era conhecida como especialista neste assunto. Foi através do posicionamento profissional na rede que surgiram os primeiros clientes. Estes passaram a palavra a conhecidos, deram testemunhos e fizeram comentários positivos. Hoje o meu nome é frequentemente lembrado quando alguém precisa de uma mentoria, consultoria ou formação em LinkedIn.

Resumindo, a construção de uma boa reputação no LinkedIn começa por você e segue com o apoio da rede. A sua parte é oferecer um bom trabalho, obviamente, e demonstrar isto de modo a gerar autoridade e confiança. A rede retribuirá com o reconhecimento do seu trabalho e com indicações.

Até aí tudo bem, Karla. Eu percebo a importância do meu posicionamento no LinkedIn para atrair clientes.

A questão é, como farei isto?

Antes de avançarmos, cabe um esclarecimento. Não sei se é o seu caso, mas algumas pessoas acreditam que criar a conta no LinkedIn, preencher o Perfil e adicionar algumas conexões é o suficiente para chover clientes.

Não é bem assim…

Imagine que o LinkedIn é o veículo, e você o condutor. Para chegar ao destino, você precisará:

  • Definir a rota.
  • Calcular o tempo de viagem e a quantidade de combustível necessária.
  • Prestar atenção na estrada para não pegar um desvio errado.
  • Respeitar as leis de trânsito.
  • Saber a hora de reduzir a velocidade e a hora da ultrapassagem.
  • Estar atento às outras viaturas para não causar acidentes.

E mesmo com todos estes cuidados, em alguns momentos poderá ser necessário recalcular a rota.

No LinkedIn é igualzinho. A rota é a sua estratégia. O tempo de viagem será menor ou maior a depender da energia que você investir no IN. O foco é fundamental para não se distrair e perder o rumo. É preciso respeitar as leis do próprio LinkedIn e as leis do bom relacionamento na rede, saber a hora de avançar em uma conversa, e até a hora de parar tudo para revisar a sua estratégia.

Não existe receita de bolo para obter resultados no LinkedIn. Cada caso é um caso.

Eu estimulo os meus clientes a encontrarem o seu jeito próprio de interagir no IN. Afinal, além da qualidade do serviço/produto, a autenticidade é o que fará um prospect escolher você, ou sua empresa, dentre outras opções similares.

Preparei um check list com o passo a passo para você atrair novos clientes no LinkedIn, lembrando que deverá adaptar estas dicas a sua realidade:

#1 Defina o seu nicho.

#2 Estabeleça objetivos específicos que podem ser: aumentar as aparições em resultados de busca, marcar X reuniões por semana e fechar Y clientes por mês, por exemplo.

#3 Otimize o seu Perfil com palavras-chave (sem exageros) e com as informações que mostrem ao seu público o que você pode fazer por ele.

#4 Encontre Conexões Estratégicas, mas não se restrinja aos profissionais do seu setor ou de um certo nível hierárquico. Lembre-se que estamos em rede e que as indicações surgem de onde menos se espera.

#5 Relacione-se com as pessoas, seja útil. Networking é a arte de primeiro oferecer para depois pedir. Olhe para além do resultado imediato.

#6 Produza conteúdos relevantes para o seu público de interesse. Este ponto é fundamental pois ninguém entrará no seu Perfil do LinkedIn todos os dias. É através dos conteúdos que você/sua empresa estará presente no dia-a-dia de potenciais clientes e das pessoas que virão a dar indicações.

#7 Responda sempre aos comentários em suas publicações. Além de estreitar relações, demonstrará ser acessível às pessoas.

#8 Seja amigável e deixe que seu potencial cliente perceba um pouco mais de você. As pessoas não buscam apenas o expert, elas buscam por pessoas com as quais estabelecem conexões e que as fazem sentir bem.

E a dica de ouro, siga os 3 Cs: COERÊNCIA, CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA.

Siga estes passos e passará a receber contactos de potenciais clientes que já conhecerão o seu serviço/produto, que confiam em si e que, consequentemente, estarão mais receptivos à sua oferta.

Quer aprender a tirar melhor partido do LinkedIn? Posso ajudá-lo a otimizar o Perfil, fazer Networking e Produzir Conteúdos através de Formações e Mentorias.

Próxima Formação:

WORKSHOP – LinkedIn para Profissionais – Porto – 05 de Julho

Saiba mais AQUI

>> Para receber conteúdos gratuitos e datas de novas formações, assine a Newsletter AQUI.

>> Informações sobre Mentorias Individuais e Formações In Company, envie email para karla@karlamartinsconsulting.com.

Karla Martins - Especialista em LinkedIn

Procura algo?

Redes Sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Fica por dentro das novidades!

Faça parte da minha Newsletter